5 causas científicas da CELULITE (atenção a #5!)

O presente artigo é baseado no Trabalho no Mestre em Fisiologia do Exercício Joey Atlas. Maiores informações sobre o trabalho dele você pode ver em: Quem é Joey Atlas.

Então, lindona!,

Sabe qual o nosso maior erro ao tentar eliminar essas crateras insuportáveis chamadas de celulite?

Nós procuramos saber qual o melhor tratamento para os buracos infernais e esquecemos de procurar outra coisa… a raiz do problema… ou seja

Quais as causas da celulite e o que fazemos que podem piorá-la…

Pensando nisso, resolvi mostrar 5 causas cientificas que causam ou pioram os furinhos desgraçados, está pronta?

 

#1 – Muito stress

Sim menina! O stress pode sim aumentar ou piorar a celulite. Surpresa??

A maior parte das mulheres nem sabe o nível de stress que tem passado… e… cá pra nós, desde nossas avós (ou bisas… ou trisas) resolveram deixar o fogão de lado para se aventurar no universo do “trabalhar fora de casa”… nossas atividades quadruplicaram… é marido,  namorado, filho, casa, comida, chefe, chefa, cliente, telefonema, whats, e-mail… ARGHHHH…

Todo esse ritmo de vida acaba numa hiperatividade subconsciente e nos gera preocupação, falta de harmonia e equilíbrio e o uso exagerado de energia mental e emocional..

Então, toda essa atividade leva num impacto direto nos hormônios. Cortisol, epinefrina e oxitocina, são só alguns exemplos afetados pelo stress. Então… o nível e a frequência desses hormônios acabam influenciando muitas partes de nosso corpo… uma delas…a integridade celular…

Se nossas células estão sendo bombardeadas com níveis de hormônios fora de sintonia, diversos resultados aparecerão… entre eles… os músculos, tecido conectivo e células da pele ficarão moles, fracos e flácidos…e… infelizmente… ISSO PODE ACONTECER MESMO EM MULHERES QUE ESTÃO FAZENDO EXERCÍCIOS E TENDO UMA BOA ALIMENTAÇÃO.

Então, avaliar seu nível de stress e descobrir maneiras de controla-lo é essencial, não apenas para o controle da celulite, mas também para sua qualidade de vida e longevidade!!

 

#2 – Sono de má qualidade

Essa é outra que você não imaginava, né?

O sono é outro que têm efeito PODEROSO sobre nossos hormônios! Na verdade, é durante o sono que nosso corpo consegue relaxar e neutralizar o stress e correria da vida… (e regular os hormônios) e isso só é possível com um sono regular e profundo.

E… da mesma forma como ocorre no que relatamos acima, um sono de má qualidade desregula os hormônios… bombardeando nossas células… podendo resultar em músculos, tecido conectivo e células da pele moles!

Veja bem, a qualidade de seu sono é muito importante! E… pensar em estratégias e métodos de melhorar seu sono é fundamental!

 

#3 – Medicamentos

Existem certos medicamentos que podem causar ou piorar a celulite…

Todas sabemos que existem remédios que causam aumento de peso (Paxil, Seroquel, Zyprexa… entre outros)… mas o que não é divulgado é que… além do peso, a maioria desses medicamentos modifica a tonificação muscular e integridade da pele.

Em muitos casos, esses medicamentos em vez ter como efeito colateral aumentar o peso, as mulheres acabam mantendo o mesmo peso, mas atrofiando o músculo e ficando flácidas…e consequentemente… aumentado a celulite!!

Então, se seu médico recomendou o uso de algum desses medicamentos, cuide para informar qualquer um desses efeitos colaterais (antes que seja tarde demais).

 

#4 – Desequilíbrio Eletrolítico

O desiquilíbrio eletrolítico ocorre quando os principais eletrólitos no corpo humano (sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, fosfato, sulfato, bicarbonato, entre outros) não estão dentro das taxas fixas necessárias para que possam exercer normalmente suas funções.

Ele é causado principalmente por comidas pré-prontas, refeições rápidas e ingestão exageradas de cafeínas.

Veja os principais sintomas do desequilíbrio eletrolítico:

  • Picos altos e baixos de energia (maior incidência dos baixos)
  • Falta total de energia
  • Mudança de humor
  • Pensamento nebuloso
  • Tensões nervosas
  • Impotência
  • Letargia
  • Incontinência
  • Interesse ou desempenho sexual em declínio
  • Pele flácida
  • Músculos flácidos
  • Sulcos e inchaços na superfície da pele (o que chamamos de celulite)

Os eletrólitos influenciam a firmeza da pele por meio da manutenção da hidratação celular. Quando as várias estruturas celulares do corpo estão hidratadas da forma correta, elas podem funcionar melhor e parecerem mais saudáveis….

É claro que podemos hidratar a pele pelo lado de fora…, o que é ótimo… mas não conseguimos hidratar as camadas musculares, os tecidos conectivos nem os níveis mais profundos da pele pelo exterior… isso é feito internamente…e o que mais contribuí para isso é a ingestão de eletrólitos.

E o que fazer então?

Bem, uma das coisas mais eficientes é substituir o sal de mesa por sal marinho. O sal marinho é totalmente natural e direto da terra, da forma como a natureza planejou para o corpo humano. Quando você for procurar o sal marinho, tente comprar “não refinado e não processado”. O sal marinho fornece uma enorme gama de eletrólitos, ele fornece os elementos que precisamos para uma hidratação apropriada.

Infelizmente… o sal de mesa não faz isso…

E, sei que a correria do dia-a-dia muitas vezes não nos permite cozinhar em casa, no entanto, já encontramos no mercado diversas empresas fornecendo comidas pré-prontas à base de sal marinho. Caso você não tenha encontrado, peça a empresa que você compra suas refeições para tal opção, tenho certeza que eles perceberão que é um nicho de mercado MUITO LUCRATIVO!

#5 – Exercícios físicos errados

Bem, você já deve saber que fazer exercícios é o ÚNICO JEITO de reverter a celulite! No entanto, o tipo errado de exercício pode fazer a celulite PIORAR ou não ter efeito nenhum sobre as crateras malditas.

Se você não está acima do peso, muito exercício aeróbico pode conduzir ao desgaste muscular. Se você está dentro do seu IMC, faça exercícios aeróbicos com moderação.

E o que é desgaste muscular?

 

O desgaste muscular ocorre quando o músculo é submetido a uma intensidade baixa ou moderada de esforço por um tempo extenso… infelizmente esse tipo de procedimento acaba deixando os músculos fracos, moles e flácidos.

 

Então, com os músculos flácidos e moles, a pele logo acima deles fica também mole e flácida… aparecendo nossa inimiga mortal: celulite!

 

E que tipo de exercício é necessário fazer para se livrar da celulite?

  • Faça exercícios aeróbicos na quantidade necessária para cuidar de sua saúde cardíaca e otimização de energia. O excesso de exercícios aeróbicos terá efeito contrário: você ficará mais flácida e com aparência mais envelhecida.
  • Estimule os noventa músculos em suas pernas, bumbum, quadris, e coxas com uma cominação sinérgica de movimentos Multidimensionais. Eles NÃO são feitos com equipamentos típicos de academias e exercícios de levantamento de peso. Eles SÃO movimentos baseados em sua biomecânica trabalhando contra a gravidade.
  • Você deve praticar esses exercícios com a Forma, Andamento e Sequência específicos para fazer com que seus músculos influenciem positivamente a pele que está acima deles. Lembre-se de que você não está tentando ser uma bodybuilder cheia de massa muscular ou uma halterofilista. Você simplesmente procura ter um corpo tonificado e firmemente suave.

 

Se você deseja direcionar as suas regiões de celulite e dar a elas o EXATO tipo de exercício para a estimulação muscular do qual elas precisam, então é daqui que você começa, e o Método Adeus Celulite é do que você precisa.

 

adeus-celulite-joey-atlas

 

 

Espero que tenha gostado!

Beijinhos

Sandra

Deixe seu comentário! Ficaremos feliz em responder!!

Comente