15 mitos e verdades sobre a celulite

15 mitos e verdades sobre a celulite

Você tem celulite? Não se preocupe, você está dentro da estatística: 90% das mulheres acabam desenvolvendo celulite em algum ponto da vida. Como tudo que envolve uma indústria bilionária, a celulite é recheada de conhecimentos imprecisos, mitos e verdades. Então, antes de gastar uma FORTUNA em cosméticos e produtos, veja o levantamento que fizemos dos principais mitos e verdades sobre a celulite.

Mas… calma aí… eu queria trocar mais ideias e sugestões com você, o que acha?

Deixa aí seu e-mail que ficarei + que feliz de continuarmos “papeando” e prometo que te mandarei 1 presentinho, o que acha? Eu não mando SPAM e se você não gostar do nosso papinho é só “pedir pra sair”, ok?

[yikes-mailchimp form=”1″ submit=”Quero papear +”]

 

Bem… vamos então aos mitos e verdades sobre a Celulite, pedi para o Thiago escrever esse artigo, então… lá vai:


#1 – Celulite atinge apenas mulheres gordinhas e obesas: MITO

O excesso de peso e gordura apenas deixa a celulite mais perceptível. Quanto mais gorduras você tem abaixo da pele,  maior a probabilidade do tecido conjuntivo se dobrar e formar sulcos (buracos) e flacidez. Mas, a celulite também atinge mulheres magras. O Dr. Shira Ein-Dor, do Centro Americano de Redução de Celulite (NY) afirma que trata até modelos da Victoria’s Secret, elas são extremamente magras e se cuidam, mas desenvolvem a celulite.

#2 – A Celulite é causada por toxinas no organismo: MITO

Alguns cremes e produtos contra celulite afirmam que removem impurezas e toxinas do corpo. Mas, não existe nenhum estudo comprovado da eficiência nem na remoção da toxina nem de que a pseudo remoção irá trazer algum benefício contra celulite. A celulite ocorre quando a pele não consegue ser sustentada pela camada abaixo dela, principalmente devido a flacidez dos músculos logo abaixo da região afetada, atingindo principalmente as áreas do bumbum, pernas e coxas e, em alguns casos, braços e barriga.

Veja o que diz o famoso dermatologista de Nova York Dr. Cheryl Karcher:

“O tecido da pele pode ser enfraquecido por hormônios, falta de tonificação nos músculos, excesso de gordura e problemas circulatórios, jamais toxinas”.

Então menina, se você está pensando em adquirir um creme anticelulite que “remove toxinas”, pense duas vezes em como gastar seu suado dinheirinho!

#3 – Mulheres têm mais celulite que homens: VERDADE

As mulheres tendem a possuir mais gordura corporal e menos tecidos conjuntivos, o que acaba afetando a pele (ela não fica tão lisa).  Outro triste motivo é que o tipo de gordura feminina acaba ajudando na criação da celulite. Estudos do Dr. David MacDaniel apontam que 10% dos homens têm celulite (contra os 90% das mulheres). É meninas, parece injusto, mas é fato.

#4 – A celulite é genética: VERDADE

A predisposição para ter celulite é “parcialmente” genética. Se sua mãe ou avó tem celulite, existe uma grande probabilidade de você também ter. No entanto, se levarmos em conta que 90% das mulheres desenvolvem celulite em algum momento de sua vida, isso não quer dizer nada, não é mesmo?

Não é a aparência da pele que foi transmitida pela genética, mas sim o nível natural da tonificação do músculo (não a massa muscular) ou a falta de tonificação muscular, que, no caso, fornece uma base murcha e flácida para pele se apoiar. Ou seja, determinadas estruturas musculares não tonificadas fazem a pele “esburacar”.

Então, acontece o seguinte: uma vez que a estrutura muscular abaixo da pele fica atrofiada, a camada externa da pele começa a franzir e criar com sulcos (celulite),  quando ela deveria estender-se suave e firmemente em torno de músculos fortes, levantados e bem tonificados.

Não se preocupe, a estrutura não tonificada abaixo de sua pele PODE SER ALTERADA, e existem certos exercícios contra a celulite que você pode fazer e seus músculos responderão muito bem. Ao estimular essas camadas musculares, a atrofia é revertido e um efeito de tonificação dá forma a pele, esticando naturalmente, suavizando a camada de “derme” e nivelando a camada Externa da pele, ou seja, com a estrutura logo abaixo da pele tonificada, você meio que “esticará” sua pele.

# 5 – Exercícios físicos podem reduzir a celulite:  VERDADE!!

Exercícios físicos direcionados para certas regiões do corpo podem reduzir ou prevenir a celulite.  A celulite ocorre quando fibras conjuntivas abaixo da pele ficam fracas, se rompem e perdem a elasticidade. Trabalhar com exercícios específicos para essas áreas pode ajudar E MUITO a eliminar a celulite!

Nós, da Academiadoexito.com.br acreditamos que a maneira mais eficiente de redução e eliminação de celulite é tonificar exatamente os músculos abaixo da pele atingida. Se você ainda não viu, veja o vídeo do método SYMULAST do Mestre em Fisiologia do exercício Joey Atlas.

adeus-celulite-joey-atlas

 

#6 – Exercícios aeróbicos são a melhor maneira de reduzir a celulite: MITO

Corridas e outros tipos de exercícios cardíacos podem te ajudar a manter o peso, mas não a reduzir a celulite.  Um estudo da South Shore YMCA (Quincy, Massachusetts) demonstrou que quem faz exercícios aeróbicos de 30 minutos, 3 vezes por semana, por 8 semanas, perde em média 2 quilos. No entanto, os mesmo estudo indicou que não há ganho muscular , ou, se há, o ganho é pequeno. O estudo também mostrou que quem dividiu em 15 minutos de exercícios aeróbicos, e 15 minutos de alongamento, 3 vezes por semana pelas mesmas 8 semanas, perdeu 4 quilos de gordura e ganhou 1 quilo de músculo.

Ou seja, só o exercício aeróbico não é capaz de reduzir a celulite (apesar de fazer bem para seu corpo e mente).

#7 – Cremes firmadores da pele podem reduzir a celulite: MITO

Apesar de você ler nos rótulos, não há nenhum estudo científico que comprove que o uso de cremes podem reduzir a celulite. Alguns estudos mostraram que produtos contendo retinoides (ou retinol) apresentam efeito temporário pela suavização da pele que camufla os sulcos (buracos).

Infelizmente, não é com o creme da farmácia ou da revendedora de cosmético que você eliminará a celulite. Acho que você já deve saber disso né?

#8 – Produtos que preenchem sulcos e rugas diminuem a aparência da celulite: VERDADE

Existem vários produtos injetáveis, como Radiesse ou Restylane, que são usados para preenchimento de rugas e mostram algum resultado em mascarar a celulite, pelo menos por um tempo. Geralmente ele é recomendado para mulheres muito magras com sulcos (buracos) profundos.

O ponto negativo, além de durar pouco, custa milhares de reais por perna e, existem métodos mais duradouros e baratos para reduzir e eliminar celulite.

#9 – Procedimentos não invasivos para celulite funcionam: VERDADE

Existem alguns procedimentos e técnicas não invasivos que realmente reduzem a aparência da celulite por um tempo como laser e radiofrequência. O grande problema é que os resultados não são permanentes e são muito caros, além de exigir entre 10 a 15 sessões para resultados visíveis e manutenção mensal.

#10 – Lipoaspiração elimina a celulite: MITO

A lipoaspiração não é indicada para celulite, inclusive, ela pode piorar a distribuição de gordura na pele, fazendo com que os sulcos apareçam mais. No entanto, um procedimento não cirúrgico chamado de Endermologia mostrou algum resultado. O grande problema é que, como os músculos não foram tonificados, esses procedimentos precisam de contínua aplicação para manter o efeito.

#11 – Alguns alimentos podem ajudar na luta contra a celulite: VERDADE

Certamente sua dieta não irá determinar se você terá ou não terá celulite, mas uma dieta balanceada pode reduzir a inflamação do seu corpo e manter a saúde equilibrada. Beber bastante água também ajuda. Procure comer mais pepinos, tomates, rabanetes e pimentões (que possuem grande quantidade de água). A água e os vegetais ajudam o tecido conjuntivo ficar forte e reduz a aparência da celulite.

#12 – Apenas dermatologistas devem tratar a celulite: MITO

Celulite não é um problema médico, é uma situação estética. Os melhores retornos para o tratamento são através de exercícios voltados para os músculos logo abaixo da pele, que não é “a praia” dos dermatologistas. Então, apesar de vários dermatologistas tratarem a celulite, principalmente os voltados para estética, o tratamento contra a celulite não é monopólio dos nobres médicos.

#13 – Calças anticelulite eliminam a celulite: MITO

Existem várias calças anticelulite no mercado, e, sim, algumas ENQUANTO VOCÊ VESTE reduz a aparência da celulite, mas, a celulite volta a aparecer a partir do momento que você deixa de vestir a calça. Infelizmente, não existe Papai Noel, nem calça mágica que elimine a celulite sem esforço.

#14 – Fumar pode afetar a aparência da celulite: VERDADE

O uso contínuo de cigarros reduz a circulação e prejudica a formação de colágeno, ajudando o tecido conjuntivo ficar flácido e formar os sulcos e inchaços.  Bem, como você sabe, não é só a celulite que acaba sendo afetada pelo cigarro, ele também pode causar o surgimento de rugas prematuras, secamento da pele entre tantos outros problemas: fuja disso menina!

#15 – A celulite piora com a idade: VERDADE (Buááá)

As moças mais maduras já sabem que o corpo sente várias características da idade, uma delas é o surgimento da celulite. Como já vimos, uma musculatura abaixo da pele tonificada reduz e elimina a celulite, como a idade afeta nossa musculadora, ela também causa um aumento da celulite, aliada a outros fatores, entre eles o hormonal.

A boa notícia é que somos capazes de tonificar nossos músculos independentemente de nossa idade. Há uma esperança UFA 🙂
Bem, espero que tenham gostado de nosso apanhado, ele não foi baseado em nossa opinião, mas nos últimos estudos sobre o assunto (pode conferir).

Abraço

Thiago


Bem, como já falei, gostaria de continuar “trocando ideias” , então, te dou mais uma oportunidade de ser minha amiga deixando o e-mail abaixo (sou difícil, não vou dar outra viu kkk).

[yikes-mailchimp form=”1″ submit=”Sim, quero ser amiga da Sandra”]
Beijinhos

Sandra

 

 

Deixe seu comentário! Ficaremos feliz em responder!!

Comente